terça-feira, 12 de junho de 2007

Estrutura de pastas do Linux

Tradução livre do artigo "How-to: Directory Structure" da revista Full Circle - 1ª edição.

Um dos pontos iniciais de maior problema que novos usuários de Linux têm de superar é onde as coisas ficam. A estrutura de diretórios do Linux parece ímpar no começo, especialmente para usuários de Windows.

Aqui está uma lista resumida dos principais diretórios e para que servem.

/ : (barra inclinada para direita) Este é o diretório raiz. A nave-mãe. O principal e único diretório de topo para todo seu computador.Tudo, e eu digo TUDO MESMO começa aqui. Quando você digita '/home' o que você está realmente dizendo é "comece em / e então vá para o diretório home".

/root : Aqui é onde fica o usuário administrador. O usuário administrador é o deus do seu sistema. O "Root" pode fazer qualquer coisa, até mesmo incluir ou remover todo o seu sistema de arquivos. Então, seja cuidadoso usando o administrador (root).

/bin : Aqui é onde seus utilitários padrão de Linux (programas de leitura) ficam - coisas tais como "ls" e "vi" e "more". Geralmente esse diretório está incluído em sua estrutura. O que isso significa é que se você digitar "ls", '/bin' é um dos lugares em que o seu shell (programa que conecta e interpreta comandos) vai procurar para ver se "ls" significa alguma coisa.

/etc : Aqui é onde os arquivos de configuração administrativa e de sistema ficam. Por exemplo, se você tem o samba instalado, e você quer mudar os arquivos de configuração do samba, você deve encontrá-los em '/etc/samba'.

/dev : Aqui é onde ficam os arquivos que controlam os periféricos. Comunicando com uma impressora? Seu computador está fazendo isto daqui. O mesmo vale para dispositivos de disco e usb e outras coisas do gênero.

/home : Aqui é onde seus dados são guardados. Arquivos de configuraçãos específicos de cada usuário, sua pasta de Área de trabalho (Desktop) (o que faz de sua área de trabalho o que ela realmente é), e qualquer dado sobre seu usuário. Cada usuário terá sua própria pasta '/home/usuário', com exceção do usuário administrador (root).

/tmp : Esta é a pasta temporária. Pense nela como um diretório de rascunho para seu sistema Linux. Arquivos que não serão mais usados pelos programas uma vez que já foram usados uma ou duas vezes são colocados aqui. Muitos sistemas Linux são configurados para automaticamente limpar a pasta '/tmp' em certos intervalos, então não coloque nada que você queira guardar aqui.

/usr : Aqui é onde você encontrará utilidades extras que não se encaixam em '/bin' ou '/etc'. Coisas como jogos, utilidades de impressora, e outras mais. '/usr' é dividida em seções como '/usr/bin' para programas, '/usr/share' para arquivos compartilhados como sons ou ícones, '/usr/lib' para bibliotecas que não podem rodar diretamente mas são essenciais para rodar outros programas. Seu gerenciador de pacotes cuida das coisas em '/usr' para você.

Há alguns outros diretórios que você poderá achar:

/opt : Aqui é onde coisas opcionais são colocadas. Experimentando a última versão beta do Firefox? Instale em '/opt' onde você pode deletá-lo sem afetar outras configurações. Programas aqui usualmente ficam dentro de uma única pasta que contem todos os seus dados, bibliotecas, etc.

/usr/local : Aqui é onde a maioria dos softwares manualmente instalados (isto é, fora do seu gerenciador de pacotes) ficam. Tem a mesma estrutura que '/usr'. É uma boa idéia deixar '/usr' para seu gerenciador de pacotes e colocar quaisquer scripts personalizados em '/usr/local', já que nada importante normalmente fica em '/usr/local'.

/media : Algumas distribuições usam este diretório para montar coisas tais como discos usb, drives de cd ou dvd e outros sistemas de arquivos.

Agora você pode se considerar um pouco mais perto de um usuário Linux experiente. Esses diretórios, enquanto no começo possam parecer um pouco confusos, vão se tornar naturais para você após um pouco de uso.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, parabéns!!

Eu Odeio a CRNET SHOP disse...

Obrigado cara! Essa coisa de diretório era uma das coisas que mais me assustava no linux.

Mas só pra confirmar. .. baixei o eclipse que standalone ... /usr/local é uma boa pra colocá-lo ?

Valeu mesmo!

Anônimo disse...

cara.. excelente.. me ajudou muito.. parabens..
rodrigo borges

Anônimo disse...

Boa!
Obrigado!

maesiwadle disse...

Citizen's Eco Drive Titanium Watch - ITanium-arts
This replica watches was developed and titanium engine block developed by a titanium nitride coating subsidiary of the black titanium wedding bands ZX titanium mig 170 Spectrum Technology, ford escape titanium an electronics electronics manufacturer.